

A reciclagem da roupa.Para que serve?
Para que serve um ecoponto de roupa?
Sabia que a sua roupa usada pode ser reciclada e utilizada para acolchoamento ou revestimento térmico quer de casas, quer de carros? É verdade, já é possível fazer reciclagem de alguns têxteis em fim de vida.
O que geralmente acontece é que a roupa que é doada por si é recolhida a custo zero e revendida com margens de lucro em lojas de segunda mão.
Este lucro é só depois aplicado em missões humanitárias, mas na realidade só cerca de 10% da roupa fica por terras lusas.
Os restantes 90% são empacotados e enviados em contentores para países subdesenvolvidos em África, Europa de Leste e Sul da Ásia,
onde são posteriormente vendidos nos mercados.
O que pode fazer a roupa usada?
A roupa usada em vez de ser deitada para o lixo deve ser colocada no ecoponto de roupa, para ser doada a quem mais precisa.
Roupa rasgada, descosida ou simplesmente bem velhinha, quase todos temos no nosso guarda-roupa. Muitas são as pessoas que colocam a roupa velha,
ou que já não querem vestir, no lixo indiferenciado mas, este deve ser um destino a evitar pois irá para aterro ou será incinerada.
Mas, se não colocarmos no lixo indiferenciado, então qual o destino a dar às roupas usadas? Antes de tomarmos alguma decisão devemos fazer a seguinte pergunta:
ainda pode ser utilizada por alguém?
Esta pergunta é muito importante pois a indústria têxtil é uma das mais poluentes e consumidora dos recursos hídricos pelo que devemos estender ao máximo o tempo de vida útil
das nossas peças e reduzir o seu consumo desenfreado.
Porque não transformar peças usadas em outro tipo de peças? A este gesto chamamos de reutilização criativa ou “upcycling”. “Upcycling” é o processo de tranformação de material usado ou
em fim de vida em algo novo. É dar um novo uso a uma peça e renová-la sem utilizar combustíveis fósseis ou processos industrializados.
Como exemplo temos a transformação de camisas em sacos para as compras, ou calças de ganga em avental ou carteiras.